Login

Cadastre-se

Melhor formato de áudio

Qual é duração ideal para minhas faixas de música?

 

Qual o melhor formato de áudio para o seu som? Nós sugerimos que você não limite sua criatividade, por isso a dica é: crie suas músicas da forma mais livre possível.

Depois que você tiver terminado o trabalho de mixagem e conseguir chegar na versão principal final é importante pensar onde sua música poderá ser utilizada.

Podemos pensar em algumas utilizações e mercados mais comuns para utilização da música como publicidade, games, trailers, trilhas, fundos musicais, ou regravação.

Versões da sua música prontas para utilização são mais indicadas para publicidade, trailer e trilhas.

É recomendado que você ofereça além da versão principal (com a duração original da obra) versões com seguintes tempos de duração: 2 minutos, 60 segundos, 30 segundos, 15 segundos e bumpers e stingers (bumpers e stingers são versões menores que 10 segundos para transição de vídeos ou utilização no início ou no fim de uma peça). Esses tempos costumam ser utilizados como padrão para a veiculação de vídeos comerciais.

 

melhor formato de áudio
Melhor formato de áudio

 

O arquivo de áudio deve seguir as seguintes especificações: 

  • Formato do arquivo WAV
  • Taxa de amostragem 44.1 ou 48 kHz
  • Profundidade 16 ou 24 bits

 

Versões da sua música que dão mais liberdade ao criador de conteúdo: utilização em games, trilhas e fundos musicais.

É interessante notar que a utilização da música em games ou em filmes serve para coisas muito importantes como por exemplo ambientar o espectador ou jogador ao cenário que está sendo mostrado. Também pode ser utilizado para caracterizar lugares, personagens ou ações. Os loops sem emendas também são ferramentas muito importantes para serem utilizados nesses contextos uma vez que podem rodar indefinidamente. Nesse ponto é importante que a música não seja estática ou repetitiva o que poderia causar um cansaço ou desinteresse ao espectador ou jogador. Para isso é importante poder trabalhar com camadas, adicionando ou removendo camadas de instrumentos da música, dessa forma combinando essas camadas o espectador estará ouvindo o mesmo tema de maneiras diferentes, sem ficar entediado. Para que isso seja possível é necessário que sejam disponibilizados os stems da música.

Stems são os canais isolados de um instrumento ou grupo de instrumentos que são gerados com a mesma duração.

A imagem acima mostra os principais canais circulados na cor branca. 3 – Drums, 8 – Symph, 11 – Pianos, 13 – Bass, 16 violões, 19 – Guitars.

Tanto para construção de loops como para stems, recomendamos que a duração não seja superior a 60 segundos, para evitar a geração de arquivos muito grandes, e logicamente os stems devem ter a mesma duração em tempo e ser perfeitamente “encaixáveis entre si”.

A preparação de seu pacote de áudio contendo essas várias versões tornam a sua produção mais interessante e fácil de usar, facilitando a vida de seu cliente. Sempre que possível busque trabalhar com o melhor formato de áudio para a sua música.

 

Gostaria de se juntar ao nosso time de Produtores Colaboradores? Entre no link abaixo:

Contato Produtor

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
0:00
0:00